sexta-feira, 8 de abril de 2011

«Plano de Estudos ODM»

E porque achamos que mais do que seguidores, são curiosos e estão disponíveis a perceber como podem contribuir para melhorar o planeta e contribuir para o alcance das metas definidas para 2015, vamos agora explicar-vos o que foi o «Plano de Estudos ODM» - uma actividade que podem desenvolver, principalmente se forem professores, formadores ou tiverem à vossa disposição um grupo de pessoas disponíveis a ouvir e a pensar sobre o assunto.

O que actividade propõe é que, durante uma aula, o tema dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio seja incluído. Isso valeu-nos uns valiosos 1000 pontos, e tudo graças à professora Margarida César!

Esta professora lecciona na nossa faculdade (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa) a unidade curricular Educação e Multiculturalidade e, por os temas da unidade curricular se cruzarem de diferentes formas com os ODM, desafiámo-la a realizar esta actividade naquela aula.

O que aconteceu foi que a professora dedicou uma aula inteira aos ODM e colocou uma turma da licenciatura em Ciências da Educação com alunos do 2.º e 3.º anos a pensar sobre os ODM.

A aula centrou-se em diferentes momentos:
1.º - numerar os ODM pela ordem que julgam os mais importantes;
2.º - pensando na vida pessoal e profissional, escolher um Objectivo e pensar como podem contribuir para o seu alcance;
3.º - relacionar os ODM com a temática trabalhada na unidade curricular.

Esta actividade é um óptimo ponto de partida para actividades que podem ser desenvolvidas por professores de diferentes níveis de ensino sobre a temática dos ODM.

Fica a sugestão, continuem activos!

Sem comentários:

Enviar um comentário